Terceira competência do Enem avalia o quê?

Selecionar,  relacionar,  organizar e  interpretar informações,  fatos,  opiniões  e argumentos em defesa de um ponto de vista.



O terceiro aspecto a ser avaliado em seu texto é a forma como você, em seu texto, seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese. É preciso elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e argumentos que justifiquem a posição assumida por você em relação à temática da proposta de redação do Enem.

Essa competência trata da inteligibilidade do seu texto, ou seja, de sua coerência, da plausibilidade entre as ideias apresentadas.

A inteligibilidade de sua redação depende, portanto, dos seguintes fatores:

•  relação de sentido entre as partes do texto;
•  precisão vocabular;
•  seleção de argumentos;
•  progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco a pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e
•  adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.

O que é coerência?

A coerência se estabelece com base nas ideias apresentadas no texto e nos conhecimentos dos interlocutores, garantindo a construção do sentido de acordo com as expectativas do leitor. Está, pois, ligada à compreensão, à possibilidade de interpretação dos sentidos do texto. O leitor poderá "processar" esse texto e refletir a respeito das ideias nele contidas; pode, em resposta, reagir de maneiras diversas: aceitar, recusar, questionar, até mesmo mudar seu comportamento em face das ideias do autor, compartilhando ou não de sua opinião.

Conheça o Segredos do Enem

Resumindo: na organização do texto dissertativo-argumentativo, você deve procurar atender às seguintes exigências:

• apresentação clara da tese e seleção dos argumentos que a sustentam;
•  encadeamento das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos;
• congruência entre as informações do texto e a realidade; e
•  precisão vocabular.